quinta-feira, 9 de junho de 2016

5 Táticas de Leitura

Hello Unis!

Hoje, today, nesse mês magnífico que chamamos de junho, vim trazer um post falando sobre como eu geralmente leio, minhas táticas para não ficar com ressaca literária e algumas diquinhas legais...
Bora lá?

  • Leia em diferentes horários do seu dia.
Pela semana, eu geralmente não tempo tempo suficiente para ler com a mesma rapidez dos fins de semana ou férias, sim, aqueles que eu termino o livro em um dia. Então, para não ficar chato e com aquela coisa de "pelo anjo, não aguento mais, preciso dormir", é só ler em diferentes horários. 
Eu acabo lendo de trinta a quarenta páginas na escola em alguns minutos vagos ou no intervalo; depois que eu chego leio mais umas vinte, depois de fazer as atividades, assisto algo ou faço alguma coisa que foi programada pra aquele dia; e à noite, antes de dormir leio mais umas vinte. Assim não fica repetitivo e você ainda pode aproveitar o dia fazendo outras coisas.
  • Leia de sessenta a cem páginas por dia.
Isso vai depender muito do seu tempo livre, mas assim que tiver, nem que seja uns minutinhos, leia algumas páginas, então, assim você acaba o livro mais rápido e ainda mata a curiosidade momentânea -mesmo que seja uma parte chata que a gente só pensa em acabar logo-
  • Escute alguma música legal enquanto lê.
Tá gente, nem todo mundo consegue ler e ouvir músicas ao mesmo tempo, eu, por exemplo, só consigo ler ouvindo música se for algum tipo calmo e SEM LETRAS -eu pararia de ler só pra cantar- Então escolha algo sem letra, ou se você consegue ficar sem cantar, coloque aquela que te dá uma paz para ler <3
  • Pense na história enquanto não está lendo.
"Oh, como assim, sua louca?": Geralmente, quando eu não posso estar lendo aquele livro maravilhoso que eu tenho que terminar, eu acabo pensando em o que vai acontecer com tal coisa, ou com tal pessoa. Por exemplo, um certo personagem acaba de matar alguém, então eu tive que parar de ler para fazer tal coisa -quanto "tal", meu senhor-, aí acabo imaginando o que vai acontecer, se vão descobrir... Tipo uma novela quando você fica curioso para o próximo capítulo.
  • (Se quiser) Anote informações do livro que você achou importante, para quando, lá na frente, aconteça algo que você precise lembrar para entender o desenrolar da história. 
Eu acabei fazendo MUITÍSSIMO isso quando estava lendo a série de 'Os Instrumentos Mortais", até porque são seis -maravilhosos, perfeitos, intrigantes- livros, e como são muitas coisas acontecendo, acabe anotando até nomes de personagens que apareceram só um vez, vai que... né?

Enton, essas foram as minhas cinco táticas de leitura, na verdade, são as que eu mais uso. Espero que tenham gostado do post...
Beijos de arco-íris!

Nenhum comentário:

Postar um comentário